PRAGAS URBANAS
Aqui você conhece sobre as pragas urbanas mais comuns existentes no Brasil.
Cupins e Brocas
Os xilófagos (xilo-madeira, fagos-alimento), conforme o nome diz são insetos que se alimentam de madeira e/ou material celulósico. Pragas que podem causar doenças crônicas diretamente ou indiretamente em edificações. Há vários tipos de insetos xilófagos sendo de nosso interesse: Coleópteros - brocas e carunchos e Isópteros - cupins vulgo aleluias, bicho de luz, cupins de concreto, etc. Os cupins pertencem à ordem Isoptera, que contém cerca de 2800 espécies catalogadas no mundo, conhecidos como pragas de madeira e de outros materiais celulósicos. Estes provocam consideráveis danos econômicos. São insetos eusociais, podendo ter em suas colônias milhões de indivíduos. Entre as várias espécies caracterizadas como pragas urbanas, temos os cupins subterrâneos e os cupins de madeira seca.
Insetos
Baratas, formigas escorpiões, aranhas, pernilongos, traças, pulgas, entre outros. Essas pragas vão ao ambiente em busca de alimento e abrigo, onde se reproduzem no inverno e os filhotes nascem no verão quando são mais vistos. Essas pragas ocorrem quando há a sua disposição uma farta quantidade de alimentos e falta de predadores. Na natureza essas pragas são mais fáceis de se controlar, pois há um equilíbrio natural, já na cidade não há quantidade suficiente de predadores para acabar com essas pragas.
Ratos
Estes animais competem diretamente com o homem por alimentos uma vez que atacam culturas e produtos armazenados. Estima-se uma perda anual de até 8% da produção mundial de cereais e raízes, estima-se também que cada roedor consuma por dia o equivalente a 10% de seu peso. As perdas ainda podem ser maiores se considerarmos a contaminação dos alimentos por urina e fezes e o desperdício pelo rompimento de sacarias e outras embalagens, o mesmo acontecendo com os farelos e rações animais. Países importadores com rígidos níveis de higiene, podem condenar toneladas de alimentos pela simples presença de alguns poucos montículos de excrementos, acarretando elevados prejuízos.
Pombos
Os pombos são aves comuns em quase todas as cidades brasileiras e em todos os meses do ano.
Suas fezes podem conter fungos e outros microorganismos causadores de doenças graves. Outros organismos tais como, piolhos ácaros e pulgas também podem afetar o ser humano caso esteja próximo as seus ninhos. Armazéns de alimentos humanos ou de animais também podem ser contaminados, especialmente silos que armazenam grãos e sementes.